GOITÁ

HULDA BITTENCOURT & DANY BITTENCOURT

LEIA MAIS

2019

GOITÁ

Quando duas companhias artísticas se reúnem, novidades chegarão!

A Cisne Negro em seus 42 anos de existência e a Pia Fraus com seus 35 anos, estão em plena atividade!

Uma companhia de dança e uma companhia de teatro de bonecos, uma parceria improvável e curiosa, ao mesmo tempo mais que natural!

A Cisne Negro, tem em seu repertório vários espetáculos com uma matriz popular e brasileira, assim como a Pia Fraus e foi esse o grande elo de ligação na construção deste espetáculo em conjunto.
O teatro popular de bonecos, que em Pernambuco é chamado de Mamulengo, é o grande motor desta nova montagem.

Glória do Goitá, uma pequena cidade localizada a 60Km de Recife, é hoje em dia, considerada a capital brasileira do Mamulengo e é nossa inspiração e este espetáculo homenageia e reverencia o universo do Mamulengo Pernambucano.

A ação do espetáculo, se desenvolve em pleno mercado municipal, com suas barracas onde são vendidos objetos de palha, artefatos de cozinha, cabaça, buchas e uma infinidade de produtos produzidos por pequenos agricultores e artesãos locais. Afinal, nosso espetáculo se passa em um tempo quando ainda não havia celulares, a abundância do plástico, a internet, um passado não tão distante, no final dos anos sessenta, onde os efeitos da industrialização já eram sentidos, mas a vida era mais lenta.

Nesse ambiente rústico, a cultura popular, predominava o forró, o frevo, o baião que eram transmitidos pelas ondas da rádio e os folguedos populares, como o cavalo marinho, os caboclinhos e o maracatu, realmente faziam parte da cultura da cidade.
No meio do mercado, surge o Mamulengo com sua tolda e seus bonecos, para alegrar o ambiente e que de repente toma uma decisão inesperada convidando seu público para se transformarem em Mamulengos!

O público, nossos bailarinos, passam a se utilizar dos elementos do mercado e os transformam em bonecos, panelas, vassouras, cestas e chapéus vão se transformando em personagens da nossa estória!
“Goitá” que tem direção artística de Hulda Bittencourt e Dany Bitencourt, direção cênica e dramaturgia de Beto Andreetta, da Pia Fraus, idealização e coreografia de Ana Catarina Vieira, artista que participou das duas companhias, assistência de coreografia de Patrícia Alquezar, criação de bonecos de Dino Soto, trilha sonora do Quinteto Violado, com referência especial a Dudu Alves, arranjos musical de Cesar Maluf e figurinos de André Santana, Atelieles e Balletto, é mais um espetáculo de novas propostas da Cisne Negro Cia. de Dança.

O desafio de integrar as linguagens da dança ao teatro popular de bonecos só poderia partir de uma Companhia que durante a sua trajetória de 42 anos sempre teve a ousadia de se aventurar na construção de uma linguagem artística própria.

“Goitá” vem dar continuidade a esse perfil inovador e eclético da Cisne Negro Cia. de Dança.

FICHA TÉCNICA

Direção Artística
Hulda Bittencourt e Dany Bittencourt
Direção Cênica e Dramaturgia
Beto Andreetta
Idealização e Coreografia
Ana Catarina Vieira
Assistente de Coreografia
Patrícia Alquezar
Trilha Sonora
Quinteto Violado
Arranjo Musical
Cesar Maluf
Criação de Bonecos
Dino Soto
Confecção de Bonecos
Juciê Batista, Dino Soto, Roni, Beto Andreetta
Criação de Luz
Cristiano Paes
Figurinos
Criação: André Santana e Atelieles (Elson Leite e Márcio Peres)
Confecção: Atelieles. Acessórios: Balletto
Produção Pia Fraus
Jackson Íris e Beto Andreetta

SOBRE O COREÓGRAFO

HULDA BITTENCOURT

Hulda Bittencourt fundadora da Cisne Negro Cia de Dança

De nome artístico Hulda Bittencourt, iniciou seus estudos com Maria Olenewa, pioneira do balé clássico no Brasil. Especializou-se dança clássica, contemporânea e folclórica, com renomados mestres nacionais e internacionais, em países como Inglaterra e França e em vários métodos de ensino, entre eles, o da Royal Academy of Dancing. Dançou em vários grupos, incluindo o Ballet de Cultura Artística. Participou também de óperas, operetas, musicais, tendo trabalhado por muitos anos na Organização Victor Costa (tv). Entre os seus inúmeros trabalhos coreográficos destaca-se “O Quebra-Nozes, que recebeu em 1984 da APCA o prêmio de melhor espetáculo e melhor coreografia do ano. Diretora e sócia-fundadora do Estúdio de Ballet Cisne Negro, escola com mais de 50 anos de existência, uma referência no ensino da dança no Brasil, com método da Royal Academy of Dancing, em 1977 fundou a Cisne Negro cia. de Dança, onde é diretora artística, apresentando por todo o Brasil e pelos 4 continentes, com o reconhecimento da crítica e do público, nacional e internacional, o que consagrou o grupo como um dos melhores grupos de dança do país.

DANY BITTENCOURT

De nome artístico Dany Bittencourt iniciou seus estudos no Estúdio de Ballet Cisne Negro aos 3 anos de idade e formou-se pela Royal Academy of Dancing de London, no nível advanced. Fez aulas de aperfeiçoamento em balé clássico em Londres com Merly Park e Shirley Graham, entre outros. Aprimorou-se em técnica clássica e contemporânea, permanecendo 6 meses no Les Ballets Jazz de Montreal e 6 meses no Le Grand Ballet Canadien Foi, por 20 anos, bailarina da cisne negro cia. de dança, tendo se apresentado por todo o Brasil e por países como África, Escócia, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, Argentina, Canadá, Uruguai, Alemanha, Paraguai, Chile, interpretando obras e atuando como assistente de importantes coreógrafos e professores nacionais e internacionais, como Mark Baldwin (Inglaterra), Gigi Caciuleanu, Patrick Delcroix (França), Itizik Galili (Holanda), Victor Navarro (Espanha), Marc de Graef (Portugal), entre outros. É Diretora de Ensaios da cisne negro cia. de dança, onde também atua como coreógrafa, tendo em seu currículo obras criadas especialmente para a Companhia: : Baobá (2010, com direção geral de José Possi Neto), Abacadá (2009 – Direção Coreográfica), Forrolins (2009), Atmosferas (2006); A Viagem de Quixote (2005), Anéis (2003), Em Caso de…(2001) e Vem Dançar (2000), além de obras como “coreógrafa convidada”: Forrolins (Chile), Imagens Sonoras (Balé da Cidade de Taubaté), Don Giovanni (São Paulo).